1. O que é economia?
Modernamente, define-se Economia como a ciência que estuda o emprego de recursos escassos, entre usos alternativos, com o fim de obter os melhores resultados, seja na produção de bens, ou na prestação de serviços.
Os recursos escassos são os bens e serviços empregados na produção, mediante um tecnologia conhecida para a produção de outro bens e serviços de maior valor total e destinados a atender a demanda.
Os usos são alternativos, porque os fatores e as matérias-primas podem ser ultilizados para produzir mais estradas ou mais escolas, mais canhões, ou mais tratores. A produção de todos os bens não pode ser aumentada ao mesmo tempo, no curto prazo, porque os recursos são limitados.
Em outras palavras Economia pode ser vista como a ciência que estuda o processo de produção, distribuição, circulação e consumo dos bens e serviços, mas para alguns autores neoclássicos, ela é definida também como uma ciência de trocas e escolhas.
2. Os Bens
Os Bens são mercadorias ou serviços ultilizado para satisfazer uma necessidade humana. Sabemos que o objetivo de uma empresa é produzir bens e serviços para que possam ser vendidos e assim, fazer com que a empresa obtenha lucro.
Os bens e serviços inicialmente podem ser classificados em:
Bens livres: São aqueles bens intangíveis, de livre acesso a todos e que não possuem valor.
Ex: o ar, o mar, a luz solar.
Bens econômicos: Diferentemente dos bens livres, estes são aqueles bens úteis que possuem preços, são relativamente escassos e são atribuídos a algum esforço humano.
2.1. Bens Economicos
Os bens econômicos, ou seja, aqueles que possuem um valor ou preço se dividem em:
a) Bens materiais: São aqueles que como o próprio nome diz, são materiais e tangíveis.
Ex: roupas, carros, alimentos, etc.
b) Serviços: São aqueles que possuem preço, porém são intangíveis, como por exemplo: um serviço de advogado, uma consulta de médico, etc.
2.1.a. Os bens materiais podem ser divididos em:
Bens de consumo: São destinados à satisfação das necessidades humanas, podendo ser duráveis, como no caso de imóveis, ou não-duráveis, como gasolina, alimentos, bebidas, etc.
Bens de capital: Empregados para provocar o surgimento de novos bens, como no caso de equipamentos, maquinários, instalações, edifícios, etc.
Em construção...