Livros Indicados
VÁSQUES, Adolfo Sanchéz. Ética. 25ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2004.
CHAUÍ, Marilena. Convite á Filosofia. 12ª edição. São Paulo: Átiva. 2001.
BITTAR, Eduardo. Curso de Ética Juridica. 3ª edição. São Paulo: Saraiva. 2005.

O que é Ética?


Ética "A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”. (VALLS, Álvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed.Brasiliense, 1993, p.7) . Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”. E, de acordo com a Prof Zaneir, ética é simplesmente o saber que investiga e reflete sobre o comportamento moral do homem diante de conflitos intra e intersubjetivos, de forma a definir as melhores ações, sob a perspectiva do bem coletivo e individual.

Mas Ética é, etimologicamente falando, um palavra que vem do grego "ethos"(que originalmente significava "costume", e que só a partir de um determinado momento ela passou a significar "caráter"), e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas. E a essa ética, de acordo com sua origem, é aquilo que diz respeito ao caráter, ou seja, o caráter de um pessoa.

A discurção da Ética envolve, em primeiro momento, problema dos valores. Mas ela também é uma discurção de caráter universal, pois ela envolve todas as pessoas que se movem por um princípio racional. E, em segundo lugar, ela é um dimensão da nossa contuda individual intransferível, ou seja , a ética diz respeito somente a mim e a mais ninguém, eu não posso transferir a ninguém a responsabilidade das minhas ações.

A definição rigorosa sobre ética é que; ela é uma reflexão sobre a nossa conduta individual em sociedade, ou seja, é um estudo das ações humanas. Onde depende de conceitos que envolvem a liberdade do homem: o bem, o dever, a virtude, a ação correta, a obrigação, a racionalidade e a escolha.

Na "cidade" (termo científico) o agir do homem é chamado de ação política. Aristótales explica assim:

Pólis (cidade) + Ethos (Ética = Agir) = POLITICA.

Qual a diferença entre ética e moral?
Alguns diferenciam ética e moral de vários modos:

1. Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas;

2. Ética é permanente, moral é temporal;

3. Ética é universal, moral é cultural;

4. Ética é regra, moral é conduta da regra;

5. Ética é teoria, moral é prática.

Vários pensadores em diferentes épocas abordaram especificamente assuntos sobre a ÉTICA: Os pré-socráticos, Aristóteles, os Estóicos, os pensadores Cristãos (Patrísticos, escolásticos e nominalistas), Kant, Espinoza, Nietzsche, Paul Tillich etc.

Passo a considerar a questão da ética a partir de uma visão pessoal através do seguinte quadro comparativo:

Ética NormativaÉtica TeleológicaÉtica Situacional
Ética MoralÉtica ImoralÉtica Amoral
Baseia-se em princípios e regras morais
fixas.
Baseia-se na ética dos fins: "Os fins
justificam os meios".
Baseia-se nas circunstâncias. Tudo é relativo
e temporal.
Ética Profissional e Ética Religiosa: As
regras devem ser obedecidas.
Ética Econômica: O que importa é o capital.Ética Política: Tudo é possível, pois em
política tudo vale.



O que é moral?

Moral é o conjunto de normas, aceitas livre e conscientemente, que regulam o comportamento individual e social do homem, objetivando a relação concreta.